Fazendo agora um pequeno rewind, eis o balanço do dia. Café na plaza del Diamant com a Elsa (alemã) para por a conversa em dia. Nada melhor para descontrair depois de um exame, num dia cinzento como este. Uma boa conversa, umas gargalhadas soltas, sentir que já falamos a mesma língua. Dei-lhe finalmente o que tinha arranjado já há algum tempo para lhe dar nos anos: um guia de Lisboa e Portugal, que vi numa livraria e achei ser ideal para antecipar a visita dela e da Lisanne (em Julho!).
O plano shopping limitou-se à Gràcia, sem grandes resultados. Chego a meio da jornada e já não tenho paciência, além de que estava cansada. O chão entretanto secou. O vento afastou algumas nuvens e o céu ficou mais leve, por momentos até azulado. Regresso a casa naquele fim de dia de sexta feira, mas sem sentir realmente essa sensação. Desde que começou esta época mais intensiva de estudo, perdi a noção dos dias da semana. Só se distingue quando ao Domingo é uma dificuldade para encontrar um sítio para estudar, já que as bibliotecas fecham, e isso se converte em meio caminho andado para relembrar que é Domingo. O resto vem por acréscimo... os típicos sentimentos de Domingo!
(sei que tudo isto soa bastante deprimente; aproveito para dizer que poderia até ser, estivesse eu num estado normal 'modo exames'... mas a verdade é que com tantas variáveis 'envolventes', estou bem. Verdadeiramente bem!)
Felizmente este domingo a biblioteca da Gràcia mantém-se aberta, porque para a semana são as PAU (provas acesso universidade) aqui!
Devia ir ao supermercado, mas dá-me a preguiça. Arranja-se qualquer coisa rápido para jantar e saímos, já que não chove há algum tempo. Fazemos o agradável passeio pela Gràcia até Fontana (estação de metro) e saímos na pl. de Espanya - Font Mágica. Subimos até à entrada do Mnac, donde se tem uma vista privilegiada da cidade, com o Tibidabo iluminado mesmo em frente. A fonte tem umas cores diferentes; pelo menos assim parece. Se calhar é só a nostalgia já a falar mais alto. Na escadaria do Mnac já estão alguns dos amigos, juntos pelo motivo da despedida da Chiara, que deixa Barcelona já na próxima semana. Há comida e bebida, há uma toalha improvisada e até há velas. Há tempo para dois dedos de conversa, para dizer ¡hola! , para rir de algumas parvoíces e situações decorrentes dos efeitos secundários do excesso de estudo! Haveria tempo para muito mais... começa a chuviscar de novo; no impasse 'vamos, não vamos', demoramos a descer. Barcelona e os seus encantos são temas recorrentes nas conversas em geral; o tom já roça a nostalgia, as promessas são de aproveitar ao máximo os últimos dias, as histórias são sobre o que por aqui aconteceu!... Voltamos para casa, amanhã a biblioteca é o ponto de encontro. Eu cá vou aproveitar para recuperar as horas de sono e cumprir algumas tarefas domésticas e outros afazeres de manhã, para depois me dedicar ao estudo!
Days like these... banais, mas aqui fazem todo o sentido!
Fecho o meu MacBook, escorrego lentamente até a cabeça ficar confortavelmente apoiada na almofada. Começo a pensar... adormeço.
No comments:
Post a Comment