Tuesday, December 16, 2008

Regresso...

Faltam 3 dias para regressar a Lisboa! 3 dias para voltar à minha cidade, passados 3 meses. 
Barcelona também já é um bocadinho minha...mas Lisboa é Lisboa, e a isso só soube dar valor agora, durante estes três meses! Vai ser bom voltar a andar pela minha rua e em 30 segundos estar em casa da minha xuxu, pegar no meu carro e ir dar uma volta, descer o Chiado até à Baixa, comer uns pastéis de Belém, ver filmes legendados em português...mas sobretudo, matar saudades de toda a gente, começando logo pelas minhas ispianas que me vão esperar logo à chegada! 
Por aqui o tempo é cada vez menos, porque agora, com a última semana antes das férias, os trabalhos são mais que muitos e Janeiro vai ser um mês para esquecer...
Mas até lá ainda há o Natal, a Passagem de ano e muitos bons momentos concerteza...!
Can't wait...3 single days!!!
Para fazer a mala é que vão ser elas...a parte que mais odeio! Mas só quero que chegue sexta feira para me meter dentro daquele avião e aterrar em Lx :)
Por isso, também é provável que o blog faça uma pausa e já só volte ao activo em 2009...quiçá!
Até lá...Bones Festes!!!

Thursday, December 11, 2008

21

já pesam...

Wednesday, December 10, 2008

FOREVER YOUNG

Mais um ano que passa... a cada minuto, a cada segundo, mais um pedacinho de vida que ficou para trás. Tudo são momentos efémeros, que passam a memórias, umas mais bem guardadas que outras. As marcas que deixamos ao passar pela vida e pelas pessoas, e as que nos deixam. Os momentos bons, os menos bons, os memoráveis. Os sorrisos, os abraços, os afectos. As ideias, as palavras, opiniões e discussões. As amizades. Os segredos. As fantasias. Os lugares, as fotografias, os acontecimentos. O que fazemos de bem e de mal. O que faz de nós o que somos. O que nos rodeia. Os pequenos luxos, os sacrifícios, as devoções. 
Cada momento que me marca fica arquivado na minha cabeça. Gosto de vaguear pela minha mente e recordá-los, a todos. Gosto de recordar os bons momentos porque me fazem reviver um bocadinho aquele momento que foi tão bom... os maus servem para recapitular lições... mas todos têm a sua utilidade. às vezes questiono-me se não perco tempo demais a reviver os momentos do passado. Mas penso que nunca é demais, se forem bons. E é isso que me assusta... cada segundo que passa, cada momento que quanto melhor mais efémero se torna, cada ano que completo... são menos que tenho para viver e mais para recordar! 
Pensamentos de uma "pre-adult-girl" (prefiro pensar assim...) que se assusta com o passar dos anos... enfim! 
Mas pensamento positivo... há que aproveitar e VIVER cada momento... porque cada momento é único. Porque a vida é uma passagem...
Obrigada a todos os que fizeram parte de todos os momentos que hoje recordo. Aos que marcaram a minha vida de alguma maneira até agora. Aos que me fizeram crescer. Aos que me acompanham desde o início. Aos que me apanharam a meio caminho. Aos que riram e choraram comigo. Aos que sabem ao que me refiro, e que sabem que isto é para eles!
"Prefero mil vezes ter as saudades que tenho tuas durante o tempo que for preciso, a nunca te ter conhecido"

FOREVER YOUNG... I WANT TO BE FOREVER YOUNG!

Tuesday, December 9, 2008

Costa Brava


1 ford FIESTA, 2 petites portugaises, 3 belgas, 3 dias, 1 bungalow, 1 frigorifico CHEIO de bebida (comida para quê?!), 500 kms depois...de volta de um óptimo fim de semana, que deu para relaxar, conhecer, e descobrir muitas das coisas boas que há para cima de Barcelona. 
A repetir...









Sunday, November 30, 2008

Tempo... (ou falta dele!)

O tempo é cada vez menos... entre visitas, viagens, muitos trabalhos e livros (a parte menos agradável), tenho-me "perdido" completamente...
Alguns de vocês têm-me pedido "satisfações" do meu pouco tempo para escrever, para ligar...enfim isto não dá para tudo! Em qualquer caso... 0034 652 246 228 - 24h por dia :) 
Podia começar a enumerar-vos as minhas ocupações e os motivos da minha falta de tempo, como alguns 2o títulos de livros, 6 nomes estranhos de autores, 15 patologias mentais, 12 teorias diferentes sobre o pensamento, as conjugações dos verbos em catalão... mas não vos vou pregar essa seca! lol Claro, depois há as partes boas, as minhas series preferidas, as saidas, os passeios, as visitas...! 
Ainda "ontem" andava para aqui a lamentar-me de saudades de tudo e todos em Portugal porque faltava imenso tempo para voltar e de repente dou por mim a poucas semanas de ir! É bom, claro que sim, mas agora apercebo-me do quão rápido passou este tempo desde cá cheguei! É caso para dizer "a minha alma está parva!"
Obviamente, depois sobra-me menos tempo do que gostaria para escrever aqui e mil outras coisas... o dia devia definitivamente ter mais umas horinhas, reservadas só para estes afazeres!
A pedido de algumas famílias, vou actualizar a história por aqui...
No último fim de semana estive em Itália, em Cesena, onde a Maffa está a fazer o seu Erasmus! Cesena, segundo a descrição da Maffa, era uma aldeia!!! Obvio que não é como Barcelona ou Lisboa, mas também não é uma aldeia!!! É que com a descrição da Maffa eu tinha ficado com a ideia de que era uma pacata localidade onde nem hoteis havia! Para meu espanto, a cidade até tem hoteis!!! lol Enfim, adorei o fim de semana apesar do frio que estava (se bem que aqui agora também já faz muito frio!!), e achei Cesena uma cidadezinha cheia de piada, com imensos sítios giros para ir e conhecer, com uma animação especial e um estilo de vida particular! É sempre bom partilharmos as nossas experiências de erasmus, porque até na mesma cidade podem ser diferentes, mas assim então, em países diferentes e tudo, é mesmo interessante conhecer outras vivências... Também deu para conhecer Bolonha, que é bastante perto de Cesena e, já noutras dimensões, é uma cidade muito gira também!
Enfim, o tempo não é mesmo muito... portanto deixo um outro resumo deste fim de semana gelado mas muito engraçado, uma outra visão e algumas fotografias...aqui!
De resto, os dias durante a semana são sempre ocupadissimos, entre faculdade, voltinhas aqui e ali, trabalhos, mil e uma coisinhas... não sei aqui o tempo parece que voa, que não dá para nada, mas para tudo ao mesmo tempo! Começo-me a assustar com a velocidade a que tem passado, mas também com a quantidade de experiências que vivi em tão pouco tempo! Agora já é uma autentica contagem decrescente para voltar para Lisboa, para o Natal, para matar saudades... mas ao mesmo tempo a parte que esteve um bocado de parte o tempo todo começa agora a apertar (TRABALHOS!!!) e estou um bocado em contra-relógio para conseguir fazer tudo a tempo... o que é definitivamente a parte mais triste de erasmus!
Esta última semana ainda deu para ir ao cinema (007) e inscrever-me no ginásio! (SIM, EU VOU para o ginásio - lol!)

Mas o melhor são mesmo as experiências novas e as vivências diferentes e, sem duvida, as visitas para matar saudades!
Por isso, este fim de semana tive direito a mimos caseiros :) os meus pais vieram cá! Soube a pouco, nestas ocasiões o tempo passa sempre rápido demais também! Mas deu para aproveitar muito, sobretudo as "regalias" de que estive privada durante 2 meses e meio!!! 
Agora é mais uma semana árdua pela frente e uma contagem decrescente assustadora de mais duas...os 3 meses mais rápidos da minha vida!
Enfim, vou aproveitar cada momento porque nunca é demais! Já estou com "saudades" disto... apesar e voltar e tudo...o tempo passa a uma velocidade vertiginosa, e às vezes temos a sensação de não conseguir aproveitar como queríamos! 
Os próximos 10 minutos sem nada para fazer (impossível!) ou a próxima pausa de estudo ou de preguiça... volto a escrever! Até lá, hei-de ter mais intensas aventuras para contar! 

Tuesday, November 18, 2008

Por fim


Por fim deixaste cair o pano
Deixaste de segurar a corda que o erguia
Deixaste de querer utilizar a tua força.
Um final onde não há aplausos, nem risos, nem críticas,
Onde não há espectadores
És só tu e eu, mais ninguém.
E como que num gesto fácil e simples,
Encerraste um capítulo de coisas
Que agora não são mais do que recordações.
Por fim quiseste ir embora
Sem dizer adeus, sem risos nem choros,
Sem vontade de voltar a segurar na corda.
Antecipaste o final da peça
Que ninguém sabia o quanto iria durar
Mas também não previa ser agora.
Por fim, não deixaste hipótese de querer
De ter a vontade para te ajudar
A reerguer esse pano que oculta tanta coisa.
Por fim, os sentimentos, as palavras e as emoções
Ficaram escondidas por detrás desse pano
Que só tu sabes quando e como reerguer.
Tu, 
Que não sabias sequer o que acontecia
Ao deixares cair o pano.
E eu,
Eu vou ficar sentada na última fila,
Porque já não faço parte desse palco 
Onde tu encerraste tanta coisa
Com o cair do pano.
Por fim já não há a chama intensa
Onde eu tinha medo de me queimar.
Por fim, resta apenas uma chama tranquila
Mas acesa.
E por trás do pano, apenas restam memórias
Pedaços de vidas
Que nunca serão esquecidos.
Sombras serenas e pensamentos inquietos
É o que resta
Por fim.

Xuxu

Este fim-de-semana foi totalmente xuxu! Tinha saudades da minha Xuxu... :) 
Receber uma amiga é sempre bom, mostrar-lhe a nossa vida num sítio diferente, a nossa nova cidade, pelos nossos olhos e pelos nossos passos... Então uma amiga que é uma irmã, é ainda melhor. Foram momentos de reencontro, de confissões, de segredos, de gargalhadas, de desabafos, de choro, de sorrisos, de fotografias, de bocadinhos de nós, que agora ficaram guardados em Barcelona!
Foi óptimo passear por sítios ainda desconhecidos, descobrir novos recantos, falar a toda a hora e pôr as novidades todas em dia. Claro, o tempo foi pouco. Mas foi óptimo. O tempo ajudou, esteve sempre sol! :) 
O passeio pelo Gótico, as compras nas lojinhas que adoramos, a descoberta das lojas vintage no Raval, descer a Av. Gaudí e dar com a Sagrada Família cheia de sol, as tapas na Champañeria, a experiência dos Encants Vells, Montjuic e o MNAC... o chá no nosso cantinho secreto e acolhedor! Enfim, boas recordações. Mais umas para juntar ao "álbum Barcelona". 

Fotografias para breve!

De repente


De repente do riso fez-se o pranto
Silencioso e branco como a bruma
E das bocas unidas fez-se a espuma
E das mãos espalmadas fez-se o espanto.
De repente da calma fez-se o vento
Que dos olhos desfez a última chama
E da paixão fez-se o pressentimento
E do momento imóvel fez-se o drama.
De repente, não mais que de repente
Fez-se de triste o que se fez amante
E de sozinho o que se fez contente.
Fez-se do amigo próximo o distante
Fez-se da vida uma aventura errante
De repente, não mais que de repente.


Vinicius de Morais

Tuesday, November 11, 2008

Update!

Bem... já lá vai algum tempo desde que contei as últimas novidades sobre o que por aqui se tem passado! Isto deve-se ao facto de o tempo ser cada vez menos... entre o trabalho na faculdade que começa a apertar, saídas aqui, jantares ali, passeios e visitas, o tempo é mesmo muito pouco!
Por isso também se perde um bocado a qualidade dos relatos dos acontecimentos das últimas semanas...apesar disso prometo que vou tentar ser o mais fiel possível!
Pode-se dizer que as últimas semanas tiveram diversidade

- Montserrat: a não perder!! São umas montanhas rochosas (a 1h hora de Barcelona!) todas com umas formas fora do vulgar e numa área vastíssima...em baixo há toda uma "mini-vila" com lojinhas e restaurantes, museu, hotel e um mosteiro! é super giro, encantador! há vários passeios que se podem fazer pela montanha, a pé ou em pequenos funiculares, pode-se ir sempre subindo! e claro, as condições são óptimas para a escalada, por isso há imensa gente que o faz lá! nós ficámo-nos pelos passeios a pé depois de termos subido bastante de
 funicular...se bem que o "pequeno passeio" já requeria alguns skills de montanhismo! 2 belgas, 2 franceses, 1 italiana e EU! Foi um dia em grande, e deu para respirar um bocado de ar puro, que faz sempre bem...fugir à confusão e movimento da cidade! :)



Montserrat- Praça do Mosteiro


- bicing (sim, finalmente já posso andar de bicicleta por Barcelonaaa!) e muitos passeios já!
- visita da Maffa (directamente de Cesena), foi muito bom, deu para matar saudades, apesar de pouco tempo! passeámos e divertimo-nos imenso! deu também para, apesar de ela também
 estar em Erasmus em Itália, matar algumas saudades de "casa",  pelo menos do ISPA, já que o sentimento é mútuo e sabe sempre bem estarmos com alguém que nos permite uma certa ligação às origens! (Para mais pormenores ver o blog da Maffa, que ilustra bastante bem esse fim de semana: http://perdidaemitalia.blogspot.com/2008/11/barcelona.html)

Catalunya - depois de uma ida ao ovelha negra...

- Frio, chuva, sol e finalmente um tempo agradável outra vez!
- Copos na Gracia!
- Jantar Internacional cá em casa (se bem que algumas nacionalidades acabram por falhar!) Tivemos oportunidade de experimentar alguns tesouros da gastronomia alemã :) muito bom, por sinal, mas pesado também! Os pratos, cozinhados pela Lisanne e pela Elsa eram qualquer coisa que se assemelhava a umas almondegas (como devem imaginar, com um nome estranho!) e uma sopa de batata (kartoffelsuppe) que se parecia mais com uma caldeirada do que propriamente com a nossa concepção de sopa!! Mas estava óptimo! A comida portuguesa foi frango á fricassé (receita da minha avó!) e arroz doce (confesso que já fiz melhores...!) Mas no final, o que interessa é que a comida portuguesa ganhou mais adeptos e comemos todos até não podermos mais!

Frederico, Elsa, Luiza, Lisanne, Maria João e Eu


Bem, por agora resta-me estudar (tenho um exame no final desta semana e muitos trabalhos para fazer!!!) e esperar por sexta, para mais um fim de semana em grande, com a minha xuxu que já não vejo há 2 meses e de quem tenho imensas saudades! 

Entretanto prometo actualizar em breve o álbum de fotografias e contar mais coisas...prometo!!!

Monday, November 10, 2008

Instantes

- O que foi?
- Foi o tempo, passou rápido demais...
- Tudo o que é bom acaba rápido, já dizia o outro!!
- Pois, mas porquê? Não devia ser ao contrário? Porque é que tudo o que é bom é tão efémero? Porque é que é nos melhores momentos que parece que o tempo nos foge, que não temos controle sobre os momentos que voam com o tic-tac do relógio?
- A lógica da vida...nem sempre faz sentido! 
- Infelizmente...quando menos queremos torna-se num lógica invertida. 
- Pensa, ao menos foram bons momentos...
- Instantes...breves instantes!

Thursday, October 30, 2008

Frio

Quando está frio no tempo do frio, para mim é como se estivesse agradável,
Porque para o meu ser adequado à existência das cousas
O natural é o agradável só por ser natural.

Aceito as dificuldades da vida porque são o destino,
Como aceito o frio excessivo no alto do Inverno - 
Calmamente, sem me queixar, como quem meramente aceita,
E encontra uma alegria no facto de aceitar - 
No facto sublimemente científico e difícil de aceitar o natural inevitável.

Que são para mim as doenças que tenho e o mal que me acontece
Senão o Inverno da minha pessoa e da minha vida?
O Inverno irregular, cujas leis de aparecimento desconheço,
Mas que existe para mim em virtude da mesma fatalidade sublime,
Da mesma inevitável exterioridade a mim,
Que o calor da terra no alto do Verão
E o frio da terra no cimo do Inverno.

Aceito por personalidade
Nasci sujeito como os outros a erros e a defeitos,
Mas nunca ao erro de querer compreender só com a inteligência,
Nunca ao defeito de exigir do Mundo
Que fosse qualquer cousa que não fosse o Mundo.
Alberto Caeiro (1917)


Hoje faz frio lá fora, mas já não chove. Saímos de casa às 8h30 para finalmente irmos tratar do NIE para conseguir ter as bicing (para quem não sabe, um outro meio de transporte público em Barcelona - bicicletas!) e estava um dia daqueles típicos que eu adoro no Inverno...muito sol, uma luz agradável, mas um frio de rachar! 
Apesar de tudo, o sol dá outra paz de espírito, outro sentido ao dia! O sol dá-me alegria, dá vida às pessoas, dá ainda mais vida a esta cidade! Me encantaaa! 
E curiosamente, eu gosto do frio no tempo do frio! 
"Quando está frio no tempo do frio, para mim é como se estivesse agradável"

Tuesday, October 28, 2008

Chuva


Hoje faz frio lá fora e não pára de chover...típico dia de Inverno em que o que sabe melhor é ficar em casa! Sabes, ficar em casa a ouvir a chuva lá fora a bater na janela? Ou ficar no sofá a ver um filme debaixo da manta...? Ou uma mega ronha 24horas non-stop?? Isso sim... 
O tempo escasseia, o dia às vezes devia ter mais 5 horas! Não há tempo para tudo, às vezes nem inspiração! 
Vive-se O presente, PARA o futuro e DO passado. Gosto de guardar os momentos bons, aqueles que ficam na memória pelo sabor especial que têm. Aqueles em que gosto de pensar quando chove lá fora, quando tenho saudades ou quando estou contente. Aqueles que fazem dar valor à vida, ver que sem nós ela não faria sentido. Aqueles que nos fazem esboçar aquele sorriso parvo mesmo quando vamos sozinhos na rua; que nos fazem parar para pensar e nos dão vontade de poder voltar atrás ou parar no tempo. Aqueles momentos que de tão bons que são, são tão efémeros que dão ainda mais nostalgia. 

Há momentos em que só queria parar o tempo...será que dá?

Saturday, October 25, 2008

Queridas Amigas,

(este é dedicado a todas as minhas amigas que, mais longe ou mais perto, no Rio, em Bolonha, na Covilhã ou em Lisboa, querem saber as novidades de Barcelona!)
pois bem...às vezes gostava de não ter que escrever estas coisas, pois era sinal que vos tinha aqui comigo para partilhar todas as experiências, os pedaços de Barcelona, as situações mais engraçadas, os melhores momentos ou até os piores... Mas não estão e há coisas que infelizmente são intransmissíveis, difíceis de descrever, impossíveis de partilhar. No entanto, esmero-me para que as novidades cheguem aí o mais parecidas possível com as experiências reais que tenho aqui! Também é certo que algumas de vocês vêm ou já vieram cá, e tiveram ou terão oportunidade de partilhar algumas experiências e fazer parte concerteza das minhas melhores recordações de cá! Outras não podem (sim, eu também amava poder ir ao Rio!), mas o que interessa é que podemos comunicar a qualquer hora! 
Por onde começar?? Talvez por hoje! Hoje há um jantar cá em casa, promovido por mim e pela Luiza, com uma mini-comunidade Portuguesa! O contacto com as pessoas do nosso cantinho lusitano faz-nos sentir mais em casa - afinal, algumas de vocês saberão do que estou a falar! - e claro, é sempre bom ir partilhando as várias experiências erasmus com os nossos conterrâneos!
De resto, esta foi uma semana que mais uma vez passou a correr, mas cansativa. As aulas tiram algum tempo e já vai havendo bastante trabalho pela faculdade...mas tudo tem corrido bem! Os coleguinhas espanhóis são molt catalans e então gostam imeeeenso de me ajudar com o catalão, nomeadamente falando comigo nesta adorável e tão compreensível lingua! Mas a verdade é que lá se vai apanhando algumas coisas e até tem sido mais fácil lidar com os "locals"!
O tempo aqui passa a VOAR, mas ao mesmo tempo quando se olha para trás parece que já estou aqui há imenso tempo, e que coisas que se passaram ainda há uma semana já foram há 2 ou 3! Acho que este efeito é resultado do numero de experiências e coisas novas que se vivem todos os dias, o ritmo alucinante a que a cidade se move, a efemeridade entre o nascer e o por do sol, a diversidade que há...muita coisa a acontecer muito rápido, dá a ilusão de que o tempo voa, mas é super preenchido! Tenho a sensação que daqui a nada volto para aí, é Natal, volto para a passagem de ano e num instante se passaram 4 meses!
Ou seja, no meio disto tudo sobra menos tempo do que gostaria para escrever e para contar todas estas experiências que têm feito parte deste mês e meio de vida aqui!
Talvez por isso às vezes tenho mil pensamentos na minha cabeça e depois não consigo expressá-los, então fazem-me saudades... "A Carol ia adorar ver isto!", "A Rita ia gostar de estar aqui", "A Inês é que devia conhecer aquilo", "A Marta ia amar ouvir isto"...e por aí fora...
Há sítios e pessoas aqui que muitas de vocês adorariam conhecer, DEVERIAM conhecer!
A Champañeria é um deles (podem ver em baixo!), apesar de ser uma recente descoberta! Sim, prometo ás proximas visitas levar-vos lá! ;)
Esta semana também fomos a um bar onde há maioritariamente erasmus, e onde se passam longas noites à conversa na língua que calha, desde um espanhol com um sotaque alemão, um "portunhol" ou um francês improvisado, ao universal inglês! (Podem ver alguns detalhes em baixo também!)
Enfim e podia continuar por aqui fora a contar mais algumas das muitas aventuras, experiências e momentos que tenho vivido por aqui... onde cada vez mais me sinto em CASA :)
Isto é só um resuminho do que por aqui se tem passado, mas acho que já dá para vos ilucidar do que é que esta vossa amiga anda aqui a tramar e para abrir apetites...quiçá!
Esta próxima semana a agenda também se adivinha preenchidíssima, até porque quinta feira a minha Maffinha chega directamente de Bologna com mil novidades para me contar do seu erasmus, não é? ;) Além disso, o Halloween está quase aí e há um concerto de Cansei de Ser Sexy no Razzmatazz!
Prometo contar-vos tudo depois! Mantemo-nos em contacto como sempre :) 
Saudações catalanas para o Rio, para Cesena, para o Ispinha, para a Covilhã, para Lx e arredores!
Um beijo enorme para cada uma de vocês!

Champañería





Mais uma noite começou na Champañeria, um bar super tipico aqui, onde se podem petiscar algumas tapas e "bocadillos" optimos, enquanto se bebe aquilo que dá nome à casa: champanhe ou "cava" optimo também! Por ser tão tipico, está sempre super-lotado, mas vale a pena! Mais uns momentos registados com a minha fantastica olympus! ahah


Thursday, October 23, 2008

Cyrano

Mais uma noite erasmus, desta vez iniciada num bar onde as bebidas custam 3€ e somos nós que enchemos os copos (!!!) e há pipocas SEM FIM (um vicio terriveeeel, mas optimo!). Parece que descobrimos mais um sitio de passagem obrigatoria nas noites de quarta feira, muito internacional por sinal! Aqui ficam alguns momentos...


Eu, Luiza & Lisanne (alemã)

As pipocas!!

Chris, Giulia, Thomas, Wivine & eu!

Monday, October 20, 2008

A vida por aqui...

A vida por aqui tem outra movida, outro salero
É alucinante o ritmo a que o dia passa por nós. 7h50 da manhã, ainda meio escuro, mas o metro já cheio de vida. As pessoas andam em todas as direcções, sempre apressadas, até faz confusão. Já há música nos corredores, outros tantos não dispensam o seu mp3 e lá vão eles na sua...
É de loucos andar pelas estações principais de Barcelona às horas de ponta. Uma pessoa fica cansada só de ver as outras pessoas sempre a correr. Gosto de observar as pessoas que me rodeiam nessas pequenas viagens, se bem que às vezes o sono domina e prefiro fazer-me acompanhar pelo mp3. Mas às 6h da tarde o movimento é outro. Notam-se caras mais felizes, descontraídas, e eu sou uma delas. É bom chegar a casa aqui, e isso é bom sinal! Mas é óptimo sair por essas ruas, passear sem destino e traçar rotas indefinidas. É bom entrar na Boqueria e ver toda aquela cor. Sabe bem passear pelo Passeig de Gracia com sol, num sábado a tarde, ou pelas ramblas e pelo bairro gótico numa sexta feira depois das aulas! 
É giro ver a animação pelas ruas, numa segunda feira às 10h da manhã, numa quarta às 7 da tarde ou num sábado à 1h da manhã!
É bom ter fome as 2h da manhã e ir comer a melhor pizza ao Born. Ou às 23h e ir comer as melhores tapas! Ou ser qualquer hora e beber a melhor cava ou sangria! 
É lindo poder sair de casa a qualquer hora e em 10 minutos estar na sagrada familia, no arc de triomf, na pedrera, na catedral, ou no port vell. Descer as ramblas, entrar pelas ruazinhas da cidade velha, ir até ao born. Piscasso, Miró, Dalí. Inspiração-imaginação. Música, arte, cor, luz. Andar pelo bairro de Gracia ao fim do dia, ou ir dar uma volta a Montjuic. Há tanto para fazer! É isto que nos move. Barcelona, não é preciso dizer muito mais. Quem vive sabe!

Sunday, October 19, 2008

Pedaços de Barcelona III




VIEWS OF MONTJUIC                                  

Pedaços de Barcelona II



                                            

CASTELL DE MONTJUIC  

Saturday, October 18, 2008

Quote of the day



"I do not seek. I find."

PABLO PICASSO

Thursday, October 16, 2008

Muere Lentamente


Muere lentamente quien se transforma en esclavo del hábito, repitiendo todos los días los mismos trayectos, quien no cambia de marca, no arriesga vestir un color nuevo y no le habla a quien no conoce.
Muere lentamente quien evita una pasión, quien prefiere el negro sobre blanco y los puntos sobre las "íes" a un remolino de emociones, justamente las que rescatan el brillo de los ojos, sonrisas de los bostezos, corazones a los tropiezos y sentimientos.
Muere lentamente quien no voltea la mesa cuando está infeliz en el trabajo, quien no arriesga lo cierto por lo incierto para ir detrás de un sueño, quien no se permite por lo menos una vez en la vida, huir de los consejos sensatos.
Muere lentamente quien no viaja, quien no lee, quien no oye música, quien no encuentra gracia en sí mismo.
Muere lentamente quien destruye su amor propio, quien no se deja ayudar.
Muere lentamente, quien pasa los días quejándose de su mala suerte o de la lluvia incesante.
Muere lentamente, quien abandona un proyecto antes de iniciarlo, no preguntando de un asunto que desconoce o no respondiendo cuando le indagan sobre algo que sabe.
Evitemos la muerte en suaves cuotas, recordando siempre que estar vivo exige un esfuerzo mucho mayor que el simple hecho de respirar.
Solamente la ardiente paciencia hará que conquistemos una espléndida felicidad.

Pablo Neruda

Wednesday, October 15, 2008

Feliz Cumpleaños! - 15Oct


Parabéns à Luuu, minha "compañera de piso"! 
Com muita tristeza nossa ela não nos deu o privilégio do motivo dos anos dela para comemorarmos à grande...mas quando voltares, não te escapas! ;) "Lu dá mais jeito!"  
Volta, a pi i margall não é a mesma sem ti! 
(se bem que o teu quarto deu um certo jeito!!) BJ

Pedaços de Barcelona I



 ARC DE TRIOMF

Vicky Cristina Barcelona II


Depois de ter descoberto um dos únicos cinemas em Barcelona onde os filmes não são dobrados (!!), fui finalmente ver Vicky Cristina Barcelona. Lindo! Perfect! Aquele filme que faz muito mais sentido ver em Barcelona! Então seguido de umas boas tapas e de uma goufre...uii!
Penelope a dar vida a María Elena (louca!), optima! Scarlett - Cristina - sonhadora e musa inspiradora de Woody Allen, como sempre! Javier Bardem na sua melhor forma! Rebecca Hall também nada mal, a ingénua Vicky.
Sonhos, fantasias, perdições, tentações, música, arte, Gaudí, desejo, energia, cor e movimento. E claro, com esta cidade como pano de fundo, combinação perfeita!

Tuesday, September 30, 2008

Let's go girls!!

Este fim-de-semana foi tãaaao girlie!! 
Finalmente veio o sol e o bom tempo, muitos passeios e voltinhas. 
Andar por aqui e poder visitar estes sítios sempre que nos apetece é um privilégio; e ainda se torna mais divertido quando temos visitas e andamos a mostrar a "nossa" cidade, até porque se acaba por descobrir sempre sítios e recantos novos.


  Voltei ao Parc Guell, à Sagrada Família e à casa  
Batlló, desta vez como guia turística! 

Cidade velha e Bairro Gótico -- perco-me naquelas ruas e ruelas...
gelados, goufres, Boqueria!





Não podia faltar também a Ovella Negra, obviamente...
















E compras...claro!



Foi TOP! Adorei BUNNY! :)

Friday, September 26, 2008

Saturday, September 20, 2008

Perdida em Barcelona - Partes II, III e seguintes...

Cheguei à cidade prometida. Desta vez, para ficar!
A saga continuou realmente, mas desta vez com a Luiza. Corajosa! Não foi fácil, mas a verdade é que finalmente arranjámos um PISO!!
O Verão e outras andanças afastaram-me das tecnologias de ponta, pelo que não actualizei o relato desta saga quando devia; depois também desde cá cheguei, diga-se e passagem, não tenho tido propriamente muito tempo. Mas é um alívio estar tudo resolvido, porque realmente não é tarefa fácil encontrar um pedaço de chão só NOSSO em Barcelona. 
Pi i Margall (nome castiço), 3 quartos (e outro tanto espaço para receber amigos!!) e o conforto de uma casa que, pelo menos por 6 meses, é "nossa". A partir de agora somos 3 perdidas (ou achadas!) em Barcelona. Let the party begin!


Wednesday, July 23, 2008

Perdida em Barcelona - parte I

A saga começou... Barcelona, 30 graus à sombra, 3 dias a correr tudo à procura de um cantinho para chamar casa no próximo ano! À primeira vista, nada do outro mundo. Mas na realidade esta veio a revelar-se uma tarefa deveras complicada!
Que não era fácil, já eu sabia. Mas também não pensei que fosse tão difícil...
Ou seja, esta saga há-de ter continuação e (espero!) um final feliz: encontrar o MEU "bocadinho" de Barcelona. Não encontrei o tal bocadinho, não trouxe nenhum recuerdo, mas trouxe uma valente dor de pernas -- para alguma coisa serviu!! Enfim, saldo positivo no fim desta primeira tentativa...nem tudo é perfeito, mas a minha cidade é GUAPISSIMA! :)

Saturday, April 19, 2008

Desta vez é diferente...

"Sempre que viajo penso em tirar notas, e em mais de 10 anos nunca fiz isso" -- eu também, pensei eu. Faço planos, levo um caderno, penso mil vezes que devia registar aqueles momentos em que vi a Torre Eiffel, o Big Ben, o Cristo Redentor, a Estátua da Liberdade, o Coliseu, em que atravessei a Golden Gate, em que pisei o passeio das estrelas, quando fui a Barcelona e tantos, tantos outros momentos que ficaram retidos nas viagens que já tive oportunidade de fazer...mas no meio de tanta coisa, falta o tempo!
Pois esta é uma viagem diferente...desta vez é diferente. Eu sei que vai ser diferente.
Eu vou, muitos ficam, outros irão para muitos outros cantos perder-se por este planeta fora, e não só. Tenho a sorte (?) de ter nascido numa geração que presenciou o aparecimento do telemóvel e, passados nem 15 anos, parece que esse instrumento já passou à história...ou que, no mínimo, faz parte do nosso quotidiano de tal forma que admito que muito boa gente já não saiba viver sem ele (admiro fortemente aqueles que sabem, e que não se submeteram a uma inovação tecnológica!). Enfim, mas dizia eu, já que tenho a sorte (ou destino) de viver nesta época, em que a internet nos permite falar e vermo-nos em tempo real, a partir de qualquer cantinho perdido na nossa esfera, desta vez é que é, "vou tirar notas!".
Também é verdade que não vai ser uma viagem qualquer, mas porque vão ser alguns meses da minha vida, ainda mais um motivo para "tirar umas notas"! Por isso é que desta vez vai ser diferente.

Thursday, April 3, 2008

Erasmus

Soube há 3 dias que dentro de 6 meses vou-me perder em Barcelona... Espírito ERASMUS! Pelo menos, assim espero... 
Mas aposto que não sou a única... alguém se acusa??


ANYONE GOING TO BARCELONA ON ERASMUS??