Thursday, April 23, 2009

Ainda sobre as escolhas...


Depois de tanto me debater com esta questão e de reflectir sobre ela (How do you know that the choice you've made is the right one?), li uma coisa bastante interessante relacionada com o tema. Num livro que estou a ler, logo no início, fala-se sobre o poder de decisão que temos e da nossa liberdade de escolha...

"Porque é que faço o que faço, porque é que penso o que penso? A maioria de nós dirá: porque eu quero. (...) Em primeiro lugar está o querer. Não se nega que exista margem de liberdade nas nossas decisões. Mas cada decisão é apenas uma escolha entre algumas opções possíveis. De facto, essas opções estão limitadas, por um ldo, pelas imposições dos genes, por outro lado, pelas imposições da cultura e do meio ambiente. Claro que se pode decidir para além desses limites. Mas tal decisão não é em geral mais eficaz do que a de um elefante que decida voar de um cimo de uma ravina. Felizmente para eles, os elefantes não decidem tais coisas."

in "quem nos faz como somos", J.L. Pio Abreu


Achei curioso ler isto logo após as voltas e reviravoltas que dei à cabeça sobre o assunto. Se eu acreditasse no "destino" e nessas coisas...acreditava que isto me tinha sido posta à frente de propósito!!!

1 comment:

PP said...

pode ser que agora comeces a acreditar que nao ha coincidencias...ja começam a ser algumas nao? ;) nao é que acredite no destino mas definitivament n acredito em coincidencias!!